Conheça a América Central - Conheça o mundo de Tropico 3

Postado ás 15:39 by Gustavo Fiorini

1.3.10

Governar ou gerenciar uma cidade é algo espetacular! Mas, em Tropico 3, o objetivo e um pouco diferente em relação ao SimCity, Cities XL, entre outros jogos de simular cidades. Você já pensou em comandar uma república das bananas, em que o governante será um fumante de charuto, além de falar um bom inglês? Comande uma nação rumo a um futuro incerto ou não com o jogo Tropico 3. De volta a América Central!


Faça o seu país se erguer, ou então, rebeldes podem simplesmente acabar com a sua nação, ou até militares podem dar golpes no seu país, além de muitas outras nações estrangeiras poderem invadir onde você pensava que tudo era calmo e que o mundo não se importava muito com a região. 


O jogo é algo que atrai muitos jogadores fanáticos por simuladores de cidades, e sabe porque? Em SimCity você constrói zonas comerciais, residenciais, industriais e de agricultura. A partir daí a população escolhe o que irá construir e como será cada residência, indústria etc. Em Tropico 3, a voz do presidente pode mudar muito o rumo de seu país. Além de poder determinar quais edifícios aparecerão em sua nação. No cenário mesmo. E muito mais do que isso, o jogo traz algo fascinante. Você pode escolher o que vai construir. Como por exemplo:
  • Um prédio residencial;
  • Hospital;
  • Escola;
  • Aeroporto;
  • Zoológico;
  • Entre outros;
Algo também muito interessante, é que os seus trabalhadores irão se dirigir-se ás construção a qual está em andamento. Mas, o mais legal não é isso, você pode selecionar quais construções devem ter uma prioridade maior em construção. Assim, o jogador consegue dominar com mais facilidade as ferramentas e recursos do jogo.


Além disso, existem alguns recursos básicos que se deve saber para que a sua cidade se desenvolva mais rapidamente. Aí vão eles:
Criar mais construtoras civis, podem conseqüentemente aumentar a quantidade de construtores civis. É absolutamente necessário saber se há ou não construtores suficientes para as obras em sua cidade.
Outra habilidade necessária, é que você conheça a logística de recursos, ou seja, é preciso dominar e fazer com que todos os recursos produzidos de diferentes formas cheguem ao mundo dos consumidores. Para isso, pode ser através de mercados, restaurantes, ou até mesmo a partir de exportadores. Isso utilizando portos. É necessário ter transportadoras suficientes para que os alimentos possam circular na ilha.
Trânsito? Conexão? Não se esqueça que isso é algo necessário... Mas, para que os carros se circulem  da forma mais rápida possível, é necessário posicionar e escolher os melhores pontos que sejam adequados para a construção de mais ou menos ruas na região. Além disso, os estacionamentos não deixam de ser importantes. 



Mas, o jogo não é tão fácil assim, existem muitos outros recursos e habilidades que deve-se saber para conseguir um melhor desenvolvimento de sua cidade. 


É também  necessário fazer cálculos, analisar dados em tabelas e/ou gráficos. Não se esqueça de levar diferentes fatores em consideração. São inúmeros desses que variam da felicidade dos moradores de sua cidade até determinados serviços. E não poderia deixar de dizer que os cidadões do jogo Tropico 3 vão sim envolver com os acontecimentos da ilha, ou seja, os assuntos que ali poderão aparecer. Em outros games, muitas vezes isso não ocorre. Lembramos também que a cada partida os fatos que acontecerem na ilha podem variar.


O jogador também pode criar um avatar e visitar diversas obras, andar nos inúmeros ambientes da ilha, além de poder dar até discursos ou se vcoê não gostar muito disso, você pode lutar contra rebeldes. E governar faz parte do jogo. O jogador pode escolher se será um ditador, um representante de determinada classe social entre outras escolhas. Além disso, você pode oferecer subornos ou até mesmo eliminar políticos através de armas. Você escolhe entre outras alternativas também. E mais do que isso, você terá que se intrometer no mundo da política, lidando com greves e países que vão variar de uma força mais forte até uma mais fraca. E claro, com parceiros também. E muitas vezes, isso pode acontecer nas horas boas e ruins. 


O mundo interno e externo pode influenciar a sociedade e por diversos motivos, atrapalhar a economia de seu país. Alguns países como os EUA por exemplo, podem influenciar a renda gerada, pois eles mesmo ajudam ou não financeiramente a sua nação. Mas cuidado! A coisa não é tão boa assim não. Pois se simplesmente existir muitos revolucionários em sua cidade, pode ser que aconteça destruições,  com bombas ou até invasões em sua nação.
Podemos assim considerar que o principal objetivo do jogo é conseguir controlar a economia, o mundo social e alguns outros interesses da ilha.


E o humor pode influenciar a nação? A resposta é sim. Mas não se assuste, pois em vários momentos do jogo, como por exemplo uma boa economia, ou até mesmo quando você estiver com rios de dinheiro, as revoltas podem se proliferar. Quando a sua nação estiver em trágicos momentos também. Em Tropico 3, haverá músicas do mundo caribenho, e até os assessores do presidente falam sobre diversos assuntos com um tom que vai variar, podendo ser ou não engraçado. As Vezes isso pode se adequar com os acontecimentos da ilha e outras vezes não.


Campanha? Desafios? "Sandbox"? e mais quais? Tudo incluso. E se você preferir também se conectar com o mundo através da internet, em Tropico 3 você pode sim, jogando online. A experiência no jogo sempre vai variar, já que em cada mapa existem inúmeras formas de mudar as personalidades do governante.


Algo não muito legal no game, é que existe uma certa falta de informação. Os tutoriais do jogo por exemplo é difícil, muitas vezes de se compreender. Em geral, não existe um bom auxílio. Também, no game não existe uma boa interface, uma vez que as ruas e outras extruturas por exemplo, não se relacionam muito bem com o ambiente, pois algumas ruas não pasam por determinados lugares, além de não ser possível alargar ou estreitar as vias. Além disso, apesar de ter algumas músicas legais e divertidas, não existe uma grande variedade neste sentido.


Mas, vale a pena? Claro que sim! Isso é, se você é fã do gênero estratégia e gerenciamento de cidades, uma vez que o game mistura os dois gêneros. É um bom game para poder se divertir na frente do PC.











Sem resposta há "Conheça a América Central - Conheça o mundo de Tropico 3"