Ainda não é possível mudar a altura de seu Sim, no entando é possível definir seu peso, deixando-o super magro ou gordo, e até mesmo definir seus músculos, deixando o Sim magrelo ou bombado. Já na idade, uma nova categoria foi adicionada, sendo que agora seu personagem por ser classificado como um jovem adulto, algo que não existia nas versões anteriores.
Os Sims continuam conversando e falando frases engraçadas e sem sentido em Simlish. Ainda no quesito de personalização, você poder ajustar o tom de voz dos personagens ao criá-los exatamente como desejar. São várias opções e possibilidades sendo que é possível deixá-los com vozes finas e grossas, sendo as opções diferentes para cada faixa de idade do personagem e sexo.
Na personalização do rosto, você vai sempre contar com as opções da personalização básica, utilizando modelos pré-definidos; ou a avançada, na qual você vai criar cada um dos itens, movimentando pontos e deixando tudo exatamente como deseja. Crie o nariz ideal, olhos, sobrancelha, altura das bochechas, mova a linha do maxilar, altura e largura do nariz, tamanho das orelhas e muito mais. Tudo para deixar seu Sim exatamente como você.
Os grupos de roupas são os mesmos: roupa casual, formal, de praia, pijamas, etc. Porém, desta vez seu personagem pode usar meias, algo que não era possível nas versões anteriores do jogo. Além disso, todas as peças podem ser personalizadas, sendo possível escolher suas cores e estampas, e fazendo até mesmo uma roupa de tijolos se você desejar.
Esta parte de personalização é bastante intuitiva e fácil de ser manipulada. Há a possibilidade de se alterar cores e padrões de partes específicas de uma mesma peça, por exemplo, uma blusa e o bolso separadamente — nada escapa ao seu controle. Escolha entre estampas e texturas padrões ou crie os seus próprios, sendo que eles podem ser usados muito além das roupas como nas paredes de sua casa, chão, móveis e até mesmo seu carro. Todas estas suas criações podem ser enviadas para a comunidade online oficial de The Sims 3 para que os outros usuários baixem de graça as suas e outras criações variadas.
São poucas opções de cabelos para os homens, todavia muitos acessórios, estilos de maquiagem e até mesmo sardas e pintas. Não é possível mover as pintas ou escolher suas localizações, elas ficam em lugares pré-determinados dos personagens. Outro ponto que merece atenção neste editor é o umbigo dos personagens: eles são muito altos. Não é possível mover a altura do umbigo, e ele realmente é desproporcional, ficando quase no estômago, o que causa uma estranheza bastante grande.
Sempre que conversa com alguém, um medidor surge na parte superior esquerda datela para indicar o grau de relação que seu Sim possui com determinado personagem.
Vocês sempre começa, como meros conhecidos e, dependendo do rumo da conversa, a amizade pode surgir ou mesmo o ódio começar a brotar um pelo outro. Construir laços não é algo simples e rápido neste jogo. No caso de um romance, por exemplo, você deve ir devagar para não assustar seu alvo de desejo e afastá-lo de você.
A barra que indica as relações vai sempre mudar a cada interação realizada. Ela pode ir se enchendo da cor verde, indicando a aproximação entre os Sims, que podem ir de meros conhecidos a melhores amigos ou mesmo namorados. Entretanto, se ela for ficando vermelha é porque a relação não está muito boa e isso quer dizer que vocês estão começando a se desgostar. Conforme a relação evolui, novas opções de interações vão surgindo como beijos, abraços e assim por diante. Quando se tornam amigos, os Sims vão ter também a opção de fazer piadas internas com outros Sims, convidá-los para sair, dormir em sua casa e assim por diante.
Agora seu personagem vai contar com um celular, não precisando ir para casa para poder ligar para quem quiser. Tudo está mais simples e real, sendo ainda possível visitar seus conhecidos em suas próprias casas. Bata na porta e espere ser atendido. Se o amigo estiver disposto a recebê-lo, você pode entrar e utilizar a sua casa, porém se ele expulsá-lo ou mesmo não o conhecer, não será tão simples assim de entrar.
Tudo que Sunset Valley tem para oferecer
O grande foco de The Sims 3 é o tão prometido mundo aberto no qual o personagem poderá ir para a cidade e conhecer outros lugares. Enquanto em The Sims 2 você passava 95% do tempo em casa, agora possui toda a cidade de Sunset Valley para explorar.
Quando seu personagem está no trabalho, você pode definir se ele vai trabalharduro, fazer corpo mole, fazer os relatórios do chefe, conversar com os colegas e muito mais. Cada ação tem um efeito diferente sobre o status do Sim. De acordo com a sua personalidade, estas decisões são as que vão determinar se você fará mais amigos ou será promovido. Não é possível visualizar o interior do trabalho, assim como os outros prédios. Neste caso, se você der zoom e se aproximar demais de determinado espaço, ele ficará cinza, como se nada estivesse ali. Isso é realmente muito frustrante, pois a grande maioria dos jogadores esperava que esta promessa de mundo aberto permitisse a entrada de verdade nos lugares, isso não foi atendido, ou seja, ainda é super limitado.
Além do seu objetivo de vida, surgirão sempre “quests”, que são missões propostas ao seu personagem de acordo com a sua personalidade. Estas missões são a parte do seu grande objetivo de vida. Você pode ter no máximo quatro destas missões ao mesmo tempo, sendo sempre recompensado de alguma forma quando alcançá-las. Vale ressaltar que estas missões vão surgindo com o tempo e cabe a você aceitá-las ou não. Porém, se resolver aceitar, cumpra-as com sucesso para não ter um personagem frustrado com a vida.
Algumas mudanças, aparentemente pequenas, também fazem parte do jogo, sendo que influenciam na jogabilidade diretamente. Assim como na versão anterior, você pode dar festas e agora elas podem ser feitas em espaços públicos, como piscinas do bairro ou mesmo na praia. Existe um número limite de convidados para cada ambiente e você não pode convidar quem não conhece. Infelizmente, não existe mais o medidor de desempenho da sua festa e você só vai saber se ela foi um sucesso ou um fracasso quando seus convidados forem embora.
Outra diferença é que seu Sim pode comer as sobras do que fez no almoço, e assim por diante. Imagine que você more sozinho. Na versão anterior do jogo, sempre que fosse comer você deveria cozinhar, porém agora pode guardar a comida que sobrou e comer mais tarde. Tome cuidado para não deixar nada apodrecer ou seu personagem pode ficar com nojo.
Em relação às habilidades, existem diversas formas de adquiri-las, sendo que você pode ler sobre o assunto, praticar ou mesmo fazer aulas sobre temas determinados.Estas aulas e leitura de livros também levam bastante tempo, mesmo adiantando o jogo vai demorar para que seu personagem acabe de realizar a tarefa proposta por completo. Lembrando que é sempre possível parar e retomar a atividade depois.
Geralmente estas habilidades devem girar em torno de sua profissão, sendo muitas opções de trabalho nesta cidade. Você pode trabalhar o dia todo ou meio período, dependendo de suas ambições e prioridades. Ser cobaia no hospital, isca de criminosos, coveiro, doador de órgãos, lanterninha do cinema, guia da galeria de arte e até mesmo fã são algumas das profissões. Sim, escolha sua profissão e trilhe uma carreira na área indo de fã a um super rock star ou de cobaia de experiências médicas e um verdadeiro cirurgião.
Para conseguir empregos você possui três opções: consultar o jornal, a internet, ou ir diretamente à cidade, no prédio onde deseja trabalhar e verificar as vagas disponíveis. Veja o salário, analise as suas oportunidades, escolha a carreira que mais combina com seu personagem e sua personalidade e siga em frente. Além de trabalhar, se for bem sucedido e ganhar muito dinheiro, você pode se tornar sócio de todos os estabelecimentos da cidade ou até mesmo comprá-los por completo, vivendo apenas dos lucros sem a necessidade de esforço algum.
É possível ajustar a velocidade com que seu Sim envelhece e acelerar ou retardar este processo. Ele pode morrer de velho ou em outras situações de acidentes, sendo que neste caso se torna mais um dos tantos fantasmas de Sunset Valley e continua no jogo, porém vivendo no cemitério com direito a uma lápide e seu próprio epitáfio. Quando morre, o personagem recebe a visita da Dona Morte. Ao chegar ao cemitério (esteja seu Sim vivo ou morto), ele deve logo encontrar o famoso personagem Palhaço Trágico, conhecido desde o primeiro The Sims.
Os personagens vão sempre querer coisas melhores como pessoas reais: casas maiores, mais roupas, carros mais potentes, mais conforto, seguranças e assim por diante. Não os desaponte. O modo de compra do jogo também está mais completo, com mais opções e possibilidades além de estar organizado de forma mais fácil de encontrar o que necessita. Escolha o cômodo da casa e os itens serão identificados por figuras para que você escolha se precisa de um sofá ou uma cadeira e em seguida escolha seu modelo predileto. Ainda em relação a decoração, desta vez o posicionamento dos objetos está mais livre, sendo que você pode girá-los e deixá-los no sentido e no cômodo que desejar, sem restrições.
Outra possibilidade de compras é na própria cidade, onde você por escolher ir ao mercado ou mesmo à biblioteca. Também não dá para visualizar o interior destes lugares, contudo uma lista vai surgir em tela com os itens disponíveis para venda e seus respectivos preços para escolher o que deseja levar, selecionar e comprar. No mercado, você vai comprar novos ingredientes que não estão na sua cozinha, e assim aprender a fazer mais receitas alem de varia seu cardápio. Sobre os cursos, vale lembrar que não existe um escola na cidade e que eles são dados em lugares relacionados ao seu tema, por exemplo, cursos de culinária em restaurantes, e assim por diante.
Quem gostou da segunda versão da série, certamente vai gostar mais ainda desta terceira. E mesmo devendo controlar suas expectatvas ao máximo antes de começar a experiência, este é sem dúvida alguma um jogo viciante que vai deixar os fãs entretidos nos próximos anos.
Nada disso. Agora “frankensteins” verdadeiramente únicos podem pular modo de criação de personagens. A ideia é simples e funcional: você tem cinco espaços para traços de personalidade, que vão de cleptomaníaco até artístico, gênio, cabeça quente e maligno.
Esses traços terão uma influência direta em como o seu Sim se relaciona com a comunidade, com o trabalho e mesmo na forma como ele encara as situações. Quer dizer, um sujeito cabeça quente provavelmente vai ficar estressado mais facilmente, enquanto que um neurótico pode ter crises totalmente inesperadas.
Com base nos traços de personalidades do seu Sim, ainda é possível escolher um objetivo de longo prazo. Caso você tenha certa predileção por livros, por exemplo, uma opção seria acabar como âncora do jornal local. Ou, caso o seu Sim seja um sujeito mais familiar, talvez a ideia seja ter uma família grande com filhos bem sucedidos.
O seu comportamento também vai influenciar na rotina de trabalho. Crie um jornalista cabeça quente, e provavelmente ele vai acabar se estressando um pouco além do razoável em um dia particularmente agitado de trabalho. Aliás, essa seria uma boa hora para relaxar ou conversar com companheiros de trabalho — embora isso, conforme já dito, aconteça apenas através de menus.
E o cotidiano dos seus Sims continua marcado por imprevistos. Bem, agora são oportunidades, que podem ou não ser aproveitadas. Exemplo: a redação do jornal em que você trabalha está completamente abarrotada de trabalho. Será que o seu infausto sujeito — ainda abaixo da base da pirâmide do poder — vai querer aproveitar a oportunidade para fazer umas horas extras de trabalho para garantir alguma visibilidade no trabalho?
Ou, seu chefe acredita piamente que você deve ler algo sobre a legislação que envolve calçadas e ruas. Porém, o fato de a ideia parecer francamente absurda, aceitar também pode garantir vantagens futuras — deixando o seu Sim um passo mais próximo da sonhada posição de destaque no trabalho.
Recompensas duradouras
Mas estes traços não têm que ser definitivos, é claro. Não se deu muito bem com atendência “tecnófoba” do seu Sim? Ou, quem sabe, a ideia de colocar o traço “odeia crianças” esteja dificultando um pouco a sua recém-criada família? Tudo bem, basta juntar pontos de felicidade duradoura, e comprar uma das recompensas disponíveis no jogo: “crise da meia-idade”.
Aliás, ao realizar os objetivos de vida do seu Sim, você pode garantir uma série de vantagens. Que tal, por exemplo, ter que ir menos ao banheiro? Ou quem sabe dormir mais rápido possa ajudar a realizar algum objetivo pessoal? É isso aí. O negócio é juntar os tais pontos.
Levantando as paredes
O modo de construção de The Sims 3, embora mantenha boa parte das características do seu antecessor, traz algumas melhorias de ajuste fino. Você agora pode esticar/aumentar paredes, além de poder colocar telhados com diversos formatos diferentes — se bater a preguiça, é só selecionar o telhado automático. Você também pode escolher a largura das escadas, utilizando para isso uma barra deslizante.
A ferramenta para nivelar terrenos também passou por uma reformulação. Em vez de simplesmente trazer dois tamanhos diferentes de círculos, agora você também pode elevar áreas específicas do seu terreno utilizando também o formato quadrado. Certamente uma maneira prática de se criar uma calçada.
E, para fechar o pacote, a ferramenta de estilo de The Sims 3 ainda deve servir para que você transporte qualquer textura, de qualquer objeto, diretamente para as paredes ou chão da sua casa. Neste caso, a criatividade é o limite.
Embora The Sims 3 não seja propriamente uma revolução dentro da franquia — pelo menos não do nível da encontrada em The Sims 2 —, trata-se sem dúvida de uma ampliação de horizontes para os adorados ratos de laboratório da EA. Afinal, agora eles finalmente ganharam o mundo, passando a viver como uma autêntica sociedade.
É claro que a carência de um modo online é evidente, principalmente pelo atual contexto,que interliga todo o universo do jogo. Além disso, caso você realmente queira trazer estilos diferentes para dentro do jogo, o negócio é gastar dinheiro — nada de “simoleons”, estamos falando de dinheiro vivo mesmo.
Deluxe PC 28/Setembro 2010 |
Caindo na Noite PC 28/Outubro 2010 |
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